HOMENAGEM AO 141º ANIVERSÁRIO DE SANTOS DUMONT
Ele planejou, construiu e experimentou mais de duas dezenas de invenções entre balões livres, dirigíveis e aviões monoplanos e biplanos, além de apresentar o primeiro hangar e motores a gasolina mais leves. Foi o inventor do primeiro veículo mais pesado que o ar capaz de alçar voo com propulsão própria: o lendário 14-Bis.
Nem imaginava que mais de um século depois sua façanha de voar resultasse em um mundo sem fronteiras no espaço e sem limites de tempo, possibilitando uma maior integração e troca cultural entre os povos, avanços científicos e relações econômicas mais dinâmicas. Hoje, voar num avião comercial é uma experiência comum e presente no dia a dia de milhares de pessoas no mundo.
Há 141 anos, no dia 20 de julho de 1873, nascia Alberto Santos Dumont, no sítio Cabangu, na cidade de Palmira (hoje município Santos Dumont) em Minas Gerais. Para reconhecer seu mérito de inventor, não faltam homenagens. No dia 20 de junho de 2013, por exemplo, foi publicada a Lei 12.831, determinando que aeroportos, bases aéreas e similares mantenham permanentemente, em local visível, a imagem de Santos Dumont acompanhada da inscrição “Pai da Aviação”.
A ANAC comemora a data de seu aniversário trazendo algumas palavras do próprio aviador, curiosidades e fotos, reafirmando que sonhos se tornam realidade a partir de muita imaginação, ousadia e perseverança.