Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the easy-accordion-free domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u366208293/domains/ccaaero.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u366208293/domains/ccaaero.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u366208293/domains/ccaaero.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u366208293/domains/ccaaero.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the blocksy domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u366208293/domains/ccaaero.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u366208293/domains/ccaaero.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
DIA DO AVIADOR - CCA Assessoria Aeronáutica

DIA DO AVIADOR

A data celebra o dia em que o brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar impulsionado por motor próprio, o famoso 14-bis. Mas será que essa é toda a história?

O icônico voo do 14-bis foi oficialmente registrado pela Comissão do Aeroclube da França, que concedeu ao inventor brasileiro o prêmio Archdeacon, que concedia 3000 francos para quem voasse 25 metros com um objeto mais pesado que o ar.

O prêmio não exigia que o aparelho tivesse motor e, portanto, podia contar com o auxílio de balão para a sustentação. Santos Dumont começou seus experimentos para conquistar os céus com dirigíveis, que ele catalogava por números. Foram 14 ao todo. O chamado Nº 14, de 1905, tinha 41 metros de comprimento, 3,4 de diâmetro, 186 metros cúbicos de hidrogênio e um motor de 14 cavalos-vapor.

Foi em 1906 que, deixando de lado os dirigíveis, Santos Dumont começou a investigar os planadores (inspirado pelo cientista inglês George Carley). Em julho de 1906, Santos Dumont construiu uma máquina híbrida, um planador acoplado a um balão de hidrogênio, o mesmo utilizado no Nº 14. Daí, ao batizá-lo, chamou-o de 14-bis, o 14 de novo.

Criticado por um amigo, o capitão Ferdinand Ferber, que considerou o 14-bis uma máquina impura, o aviador brasileiro resolveu então retirar o balão de hidrogênio. Dumont percebeu que, ainda que o balão facilitasse a decolagem, dificultava o voo. Para que ele se mantivesse no ar, o motor de 24 cavalos-vapor foi substituído por um de 50, e então, o biplano de 4 metros de altura, 10 de comprimento e 12 de envergadura, foi batizado pela imprensa de Oiseau de Proie, a Ave de Rapina.

No dia 23 de outubro de 1906, inscrito no Prêmio Archdeacon, Santos Dumont estava no campo de Bagatelle, em Paris, com o Oiseau de Proie II, o primeiro levemente modificado. A roda traseira, que atrapalhava na decolagem, havia sido suprimida. E a seda das asas havia sido envernizada para reduzir a porosidade e aumentar a sustentação.

O biplano decolou na primeira tentativa, às 16h45, ficando 6 segundos no ar e cruzando uma distância de 60 metros, mais que o dobro da distância necessária para a vitória. Reza a lenda que os juízes ficaram tão maravilhados que esqueceram de cronometrar, não homologando o recorde. No entanto, não havia como contestar, e o Oiseau de Proie II, ou 14-bis, foi o primeiro aeroplano internacionalmente homologado naqueles aspectos.

Há alguma controvérsia entre o primeiro voo da história, entre Santos Dumont e os irmãos Orville e Wilbur Wright. No entanto, deve-se lembrar que grandes invenções como o avião são convergências de vários outros experimentos e feitos anteriores, em uma época de intensa atividade científica. Assim como o cinema, o rádio, o balão de ar quente, e várias outras invenções da modernidade, não há um inventor único, apenas aquele que consegue convencer mais pessoas de que foi ideia sua.

Independentemente disso, o 14-bis fez seu inesquecível voo no dia 23 de outubro de 1906, pelas mãos de um brasileiro, marcando para sempre a data no mundo e em nosso país.A data foi transformada em Dia do Aviador pela Lei nº 218, de 4 de julho de 1936, pelo então presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, Getúlio Vargas.

Parabenizamos todos os seus aviadores – entusiastas ou profissionais – que mantém o sonho de Santos Dumont (e de tantos outros) em pleno voo!

Fale com um especialista.